Sobre

O objetivo do grupo de pesquisa é o estudo das interfaces entre as produções artísticas modernas e contemporâneas e as diversas tecnologias disponíveis. Tendo como ponto de partida as categorias linguagem, mídia e discurso, destacam-se os diálogos entre a arte e a tecnologia, abrangendo as áreas de letras, cinema, fotografia, comunicação, informática e outras correlatas que são convocadas pelas produções criativas. Pressupõe-se que, nessas obras, cujo corpus será constituído ao longo da pesquisa, o suporte é matéria de poiesis, pois aproxima o fazer inventivo de sua própria fruição. Constitui, portanto, paradigma desses processos criativos a mutabilidade, a heterogeneidade, a conectividade e a diferença em relação ao cânone estabelecido.

A pesquisa contribuirá para a formação profissional e acadêmica dos estudantes a ela vinculados, além de fortalecer, especialmente, as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e na Graduação em Letras, bem como das pesquisas afins nas áreas da Computação, da Educação, e da Educação Profissional de Nível Técnico.

Projetos aprovados: PROCESSOS TRADUTÓRIOS POÉTICOS: HIPERMÍDIA, MEDIAÇÕES E RELEITURAS NA POESIA CONTEMPORÂNEA – Fapemig – Demanda Universal 2010-2012 PROCESSOS TRADUTÓRIOS POÉTICOS: HIPERMÍDIA, MEDIAÇÕES E RELEITURAS NA POESIA CONTEMPORÂNEA – PROPESQ/CEFET-MG 2009-2011. Impresso e multimídia: relações entre poesia e tecnologia na contemporaneidade Edital 51/10 BIC-Jr 2010/2011 Mapas Conceituais & Problemas Teóricos da Literatura na Internet Edital 51/10 BIC-Jr 2010/2011

Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Letras
Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG
Órgão: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação